No mundo dos negócios, o tamanho faz sim a diferença. Uma empresa maior é vista como mais segura, confiável e experiente. A sua pequena empresa pode parecer como uma gota no oceano, mas ainda assim é possível parecer maior para um potencial cliente.
Veja aqui algumas dicas para pequenas empresas que querem “aumentar” a sua imagem online e offline:
#1. Consistência da Marca de sua empresa.
Antes mesmo de você começar a desenvolver e criar a sua marca, lembre-se que a consistência é o segredo para fazer o seu negócio parecer maior do que é. É importante que você tenha uma estratégia de marca sólida, que irá sempre exibir a mesma mensagem para o seu cliente, de maneira constante e efetiva.
Começe com essa questão: qual a imagem que você quer passar do seu negócio?
Veja algumas dicas importante para ter uma imagem consistente perante o mercado:
- Use imagens e cores que "falam" a sua marca;
- Conheça o seu cliente;
- Repita constantemente a sua mensagem;
- Use uma tipografia consistente;
- Utilize um padrão visual nas suas divulgações.
#2. Cartões de Visita e Papelaria
Um cartão de visita é um passo básico, ninguém consegue ter um negócio sem ele. Para ser consistente, contrate um designer para desenvolver todo o seu material, do logotipo para o seu website ao seu cartão de visita.
Dependendo da sua área de atuação, imprimir um panfleto pode ser uma grande forma de divulgar a sua marca e mostrar tudo o que você tem a oferecer. Também pode ser um folheto virtual (PDF), algo que você enviará aos clientes em potencial após um primeiro contato po re-mail ou telefone.
A vantagem de um folheto impresso está em poder utilizá-lo em congressos e encontros comerciais, excelentes oportunidades para negócios e networking.
#3. Utilize um E-mail Profissional
Creio que seja fundamental. Com um email profissional você passa bem mais credibilidade e segurança para seus leitores ou clientes.
Um endereço de e-mail do Gmail ou Hotmail do tipo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. não é nem um pouco profissional. Ele mostra que a sua empresa é formada por apenas uma pessoa, trabalhando em um quarto da sua casa. Ter o seu próprio domínio é fácil e barato hoje em dia.
#4. Hora de ter um Site
O seu site é a vitrine do seu negócio. Hoje, toda empresa deve está presente na internet, independente do setor de atuação.
Seu futuro cliente está online, alcançe-o.
Dica: Crie seu site com uma agência que entenda do assunto.
#5. Crie as suas Redes Sociais
Esteja ativo no Facebook, o Twitter, Google+ e Linkedin para dar ao seu negócio uma aparência de atividade. Mostre que sua empresa é conectada. Mande um pedido de contato para todo mundo que você conhece, e depois use os contatos deles para aumentar ainda mais a sua rede. Use a mesma mensagem/informação que você utiliza em todos os outros locais, online ou não. E se você já possui clientes satisfeitos, peça que deixem uma recomendação.
Dica: lembre-se de atualizar o seu perfil/status constantemente, informando os seus clientes de novas promoções e produtos.
#6. Fale de sua clientela
Mostre aos seus clientes os projetos já realizados pela sua empresa dessa forma outras empresas confiam no seu trabalho.